Não existe uma definição universalmente acertada para o termo ‘sustentabilidade’. De fato, existem muitos pontos de vista diferentes sobre esse conceito e sobre como ele pode ser alcançado.
Etimologicamente, a palavra sustentabilidade vem do latim sustentare (sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar, cuidar). Mas isso é o suficiente para definir o que é sustentabilidade?
Não. Sustentável é um adjetivo para algo que pode ser sustentado, isto é, algo ‘suportável’ e ‘capaz de continuar em um determinado nível’. No final, a sustentabilidade pode ser vista como o processo pelo qual algo é mantido em um determinado nível.
Hoje, no entanto, devido aos problemas ambientais e sociais que a sociedade enfrenta, como a COVID-19 ou mesmo aquecimento global, a sustentabilidade é comumente usada de uma maneira específica. Portanto, a palavra pode ser definida como processos e ações através dos quais a humanidade evita o esgotamento dos recursos naturais para manter um equilíbrio ecológico, visando a manutenção contínua da qualidade de vida dos indivíduos.
Dessa forma, podemos dizer que a exploração dos recursos, operações de manufatura, a direção de investimentos, desenvolvimentos tecnológicos, distribuição de riqueza, mudanças institucionais, entre outros, poderiam ser sustentáveis se não prejudicarem os serviços ecossistêmicos e a qualidade de vida da sociedade.
Em termos mais simples, a sustentabilidade é sobre nossos filhos, netos, e o mundo em que deixaremos para o futuro.
Princípios: os três pilares da sustentabilidade
Os princípios da sustentabilidade são os fundamentos do que esse conceito representa. Portanto, a sustentabilidade é composta de três pilares: economia, sociedade e meio ambiente. Esses princípios também são usados informalmente como lucro, pessoas e planeta.
Para que a sociedade prospere no mundo a longo prazo, é essencial integrar esses três princípios. É uma linha de fundo tripla, fundada no desenvolvimento sustentável e com foco no crescimento saudável do pensamento ecológico como principal preocupação entre os setores empresariais.
Esses pilares são descritos como ‘essenciais para atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades’. Devemos considerar o futuro ao tomar nossas decisões sobre o presente a partir do:
Desenvolvimento Econômico
Trata-se de motivar empresas e organizações a contribuírem com a sustentabilidade além de seus requisitos legislativos normais.
Também deve inspirar pessoas comuns a fazerem a sua parte sempre que puderem; assim, uma pessoa raramente alcança muito, mas como grupo, pode ir além.
Sustentabilidade Social
Sustentabilidade social é manter o acesso a recursos básicos sem comprometer a qualidade da vida. Trata-se de educar e incentivar as pessoas a contribuir com a sustentabilidade ambiente e educá-las sobre os efeitos da proteção ambiental.
Na Opus Solar, comemos, dormimos e bebemos sustentabilidade. Nossa iniciativa é distribuir por bons valores e maior rede de contatos, o maior número possível de geradores de energia solar, educando nossos clientes sobre como viver de forma mais sustentável e contribuir para um planeta saudável.
Proteção ambiental
A proteção ambiental é uma das principais preocupações do futuro da humanidade.
O termo expressa como devemos estudar e proteger os ecossistemas, a qualidade do ar, a sustentabilidade de nossos recursos naturais e focar nos componentes que afetam nosso ambiente.
Exemplos do que é sustentabilidade: uma visão de longo prazo
A sustentabilidade incentiva as pessoas, a política e as empresas a tomarem decisões a longo prazo. Dessa forma, agir de maneira sustentável abrange uma estrutura temporal de décadas (ao invés de somente alguns meses ou anos) e considera mais do que os lucros ou prejuízos envolvidos.
Vamos descobrir diferentes exemplos de sustentabilidade presentes nos mais diferentes setores:
Tecnologia: exemplos do que é sustentabilidade em tecnologia
O uso de dispositivos eletrônicos está crescendo a cada dia.
No entanto, esses dispositivos são feitos de minerais da Terra extraídos pela indústria de mineração. A mineração pode ser uma indústria muito poluente e o desenvolvimento de novos aparelhos certamente afeta o meio ambiente.
Portanto, ser sustentável no campo da tecnologia tem muito a ver com o uso de seus dispositivos por um longo período, apesar de haver novos lançamentos o tempo todo. É também garantir que ele seja descartado de maneira responsável, pois pode ser muito poluente se não for manuseado adequadamente.
Em breve, a sustentabilidade tecnológica também será sobre como as baterias de íon-lítio (principalmente) de carros elétricos e painéis solares serão descartadas. As empresas focadas na reciclagem dessa bateria e na construção de produtos cujo carro principal será mantido e substituído por uma nova bateria também serão as que estarão na frente;
Moda: exemplos de sustentabilidade na moda
A moda, especialmente a fast fashion, concentra-se na velocidade e no baixo custo para fornecer novas coleções frequentes.
No entanto, o problema com esta indústria é o seu impacto ambiental negativo. Por um lado, utiliza produtos químicos tóxicos que causam poluição da água e que também pode contaminar os solos quando descartados incorretamente. Por outro, há muito lixo têxtil e roupas são feitas de fibras sintéticas que, enquanto são lavadas, escapam para o mar na forma de microplásticos.
Dessa forma, quando uma empresa fabrica roupas com materiais resistentes, usa algodão sustentável, aplica princípios de economia circular em sua cadeia de valor e utiliza produtos químicos menos tóxicos, trabalha estratégias de responsabilidade corporativa.
Ao mesmo tempo, sustentabilidade também é ser socialmente responsável.
Em geral, a indústria da moda não é muito sustentável.
Se você prestar atenção, a maioria das etiquetas mostra que as roupas estão sendo feitas em lugares geograficamente distantes, como China, Bangladesh ou Vietnã. Além da poluição da fabricação e transporte desses itens, a mão-de-obra por trás dessas roupas é a mais preocupante.
As pessoas nesses países geralmente recebem salários extremamente baixos e trabalham em más condições. Eles dificilmente podem melhorar sua situação social e, na maioria das vezes, continuam trabalhando apenas para pagar as contas e sobreviver. Isso contribui em grande parte para a desigualdade que vemos no mundo, já que em 2018 os ricos ficaram mais ricos e os pobres mais pobres, de acordo com o último relatório da Oxfam.
Transporte: o que é sustentabilidade no transporte?
Um relatório demonstrou que 14% de todas as emissões de gases de efeito estufa vêm do transporte e a maioria se deve, principalmente, a carros de passeio. Sim, ao contrário do que muitos acreditam, aviões, navios de carga ou caminhões não são os principais contribuintes para as emissões de CO2 e os carros podem assumir grande parte da culpa.
Portanto, a menos que alguém esteja dirigindo um carro com 4 ou 5 passageiros, usar o transporte público é uma opção mais sustentável. E, se você puder simplesmente optar por andar até os locais ou ir de bicicleta, é ainda melhor.
Certamente, hoje existem soluções ainda mais sofisticadas para reduzir a poluição causada pela movimentação. Para os veículos, a popularidade e o desenvolvimento na indústria alternativas de carros elétricos está crescendo em alta velocidade. Ao mesmo tempo com soluções como a carona solidária, os motoristas deixam seus carros em casa e economizam dinheiro (e poluição).
Sem mencionar o fato de que mais empresas estão deixando seus funcionários trabalharem em casa ou remotamente, permitindo o isolamento social essencial nesse momento.
Zero resíduos como exemplo de sustentabilidade
O movimento de desperdício zero é um estilo de vida que incentiva as pessoas a usarem todos os tipos de recursos de maneira circular, ou seja, permitindo um mundo mais natural.
Portanto, o objetivo final dessa filosofia é evitar que os recursos sigam uma rota linear e acabem como lixo nos oceanos ou nos aterros sanitários. Para isso, as pessoas devem recusar o que não precisam, reduzir o que estão consumindo, reutilizá-lo e reciclá-lo, além é claro, da compostagem.
Local de trabalho: exemplos do que é a sustentabilidade nos ambientes corporativos
Seu local de trabalho também pode ser organizado de forma sustentável.
Por exemplo, as empresas que apostam em novas tecnologias para diminuir o uso de papel ou que fornecem condições e treinamento para os funcionários reciclarem e gerenciarem seus resíduos.
Ao mesmo tempo, utilizar mais a luz solar no ambiente de trabalho e evitar o uso de talheres de plástico para manter um ambiente mais sustentável.
Quais são os principais objetivos da sustentabilidade?
A rede profissional de desenvolvimento sustentável pensa, age e trabalha globalmente.
Definidas em Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, foram discutidas e desenvolvidas um conjunto de metas a serem trabalhadas, reivindicando pautas como:
- O fim da pobreza e da fome;
- Melhores padrões de educação e saúde – particularmente no que diz respeito à qualidade da água e melhor saneamento;
- Alcançar a igualdade de gênero;
- O crescimento econômico sustentável, promovendo empregos e economias mais fortes;
- Tudo isso acima e mais, ao mesmo tempo em que lidamos com os efeito das mudanças climáticas, poluição e outros fatores ambientais que podem prejudicar a saúde, o sustento e a vida das pessoas;
- Sustentabilidade para incluir a saúde da terra, do ar e do mar;
Por fim, reconheceu-se o conceito da natureza em ter certos direitos, que as empresas têm que colocar as pessoas na frente da resolução dos problemas globais acima mencionados por meio da gestão do meio ambiente e da redução do consumo, a partir de embalagens que desencorajam o desperdício e promovem o uso de materiais recicláveis.
Certamente, ainda não está claro como será o nosso futuro sustentável, mas com as tecnologias emergentes e a melhoria das fontes antigas de geração de energia limpa, é preciso de um olhar mais atento às alternativas disponíveis no mercado – como a energia solar, por exemplo.
A Opus Solar toma consciência do que é sustentabilidade e de quais são as atuais dificuldades do mundo em desenvolvimento no enfrentamento da poluição do nosso planeta. Agora observamos desastres naturais causados pelo homem e os efeitos que eles podem ter nos ecossistemas e na população.
É vital que desenvolvamos tecnologias mais limpas para lidar com nossas demandas de energia, não reduzindo assim a sustentabilidade apenas ao meio ambiente. Nosso compromisso está lado a lado com o desenvolvimento social, o rompimento da desigualdade e boas práticas sociais.