Bem-Vindo à Opus Solar

(41) 9 9269-3396

Os Inversores Solares são equipamentos essenciais para a composição de um sistema fotovoltaico. Conforme sabemos, os Inversores são responsáveis por converter a corrente contínua em corrente alternada e fazer a sincronização com a rede.  

A escolha de um Inversor Solar não indicado para o projeto ou de uma instalação inadequada são as principais causas de problemas de geração, incompatibilidade, reprovação de projeto ou falha na vistoria de sistemas fotovoltaicos.  

Acompanhe abaixo algumas dicas para escolher o melhor Inversor Solar para o seu projeto: 

1- Monofásico, bifásico ou trifásico? 

É importante frisar que é possível conectar um inversor monofásico em uma rede bifásica ou trifásica. Certamente, o contrário não pode acontecer. Não é possível conectar um inversor trifásico em redes bifásicas ou monofásicas. Parece simples, mas é uma confusão comum e que ocorre com frequência. Veja o exemplo abaixo: 

Ex: O cliente demanda um inversor de 30kW e possui uma rede monofásica/bifásica. Serão necessários 6 inversores monofásicos de 5kW para este projeto. Essa situação é comum em sistemas fotovoltaicos instalados em zonas rurais com consumos elevados. 

2- Tensão de fornecimento da concessionária 

Eventualmente, existem tensões de rede muito diferentes nas diversas regiões do país. É possível encontrar tensões de 110V, 115V, 120V, 127V, 208V, 220V, 254V, 380V até 440V em diferentes partes do território nacional. Por isso é comum ocorrer a compra ou instalação de um inversor com saída de tensão diferente da rede. 

A imagem abaixo mostra a variedade de tensões: 

Esta informação é importante para avaliar se a faixa de tensão de saída do inversor é compatível ou se será necessário utilizar um transformador de acoplamento. Você também pode conferir o Prodist Módulo 8 (sempre na versão mais recente). 

3- Quantidade de MPPT 

O MPPT é uma função do inversor utilizada para rastrear constantemente o ponto com maior potência do arranjo fotovoltaico ao qual está conectado. Assim, quando o sistema possui arranjos com quantidades ou angulações diferentes, é necessário utilizar inversores com múltiplos MPPTs.  

A quantidade de MPPT necessária é proporcional a quantidade de variações de exposição do sistema. Por conta disso, é possível comprar inversores de 3 kW com 1 ou 2 MPPT, por exemplo. 

Exemplo de arranjos com quantidades e angulações diferentes

Cuidado! Utilizar um inversor com 1 MPPT para várias orientações ocasiona perdas de geração graves. Os rastreadores buscarão outro ponto de máxima potência e encontrarão incompatibilidade. Eventualmente, se ajustarão ao módulo de menor potência, reduzindo a geração total. 

4- Sinal de comunicação Wi-Fi ou GPRS 

Qual é o sinal de comunicação existente no local de instalação? Essa informação é importante para realizar o monitoramento remoto do sistema fotovoltaico.  

Quando o cliente não possui sinal de Wi-Fi na propriedade, é necessário usar uma rede cabeada ou comunicação por GPRS. Neste caso, o inversor precisa ter compatibilidade com estas interfaces. 

5- Durabilidade do produto 

É importante estar atento a durabilidade do equipamento. Para que o valor investido no sistema fotovoltaico seja recuperado, é necessário que, além da qualidade de outros componentes do sistema e de uma boa instalação, o inversor solar tenha durabilidade. Três características precisam ser garantidas: 

Estas foram algumas dicas para te ajudar na hora de escolher o melhor Inversor Solar para o seu projeto.

Agora que você já sabe como fazer essa escolha, que tal conhecer os nossos produtos? Clique aqui e garanta seus equipamentos de energia solar com qualidade e preço justo.

Sobre a Opus Solar 

Opus Solar é uma empresa de energia solar que certamente preza as práticas sustentáveis. Junto com nossos fornecedores, buscamos entregar as melhores soluções aos nossos clientes. Assim, viemos para atender a demanda cada vez maior e mais urgente por redução de custos da fatura de luz através de energia limpa.   

Desse modo, o nosso propósito é auxiliar a redução do consumo de energia convencional, em outras palavras, tornar o processo de geração de energia cada vez mais econômico e com menos impacto para o meio ambiente. Para isso, estamos sempre em busca de novas tecnologias e de melhores maneiras para acessar a energia limpa.  

Acesse o e-commerce e conheça nossos produtos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *