Como funciona a Energia Fotovoltaica

A Energia Fotovoltaica funciona assim:

Durante o dia, os painéis solares (ou painéis fotovoltaicos) fazem a captação da luz solar e geram energia. A incidência direta dos raios solares nos painéis é importante na conversão da radiação solar fazendo com que as células fotovoltaicas tenham uma melhor eficiência. Ou seja, quanto mais luz direta os painéis recebem, mais energia elétrica é gerada.

Como resultado, temos a liberação de corrente elétrica contínua, que é captada pelos filamentos condutores do painel fotovoltaico. 

Após esse processo, entra em ação o Inversor, que é o responsável pela conversão da corrente elétrica contínua em corrente elétrica alternada, a qual usamos em nossas residências e empresas.

energia solar como funciona
kit energia solar como funciona

01.Painel Fotovoltaico

O Painel Solar é responsável por converter a energia solar em energia elétrica de corrente contínua.

02.Inversor

O Inversor é responsável por converter a corrente contínua em corrente alternada, desta forma, possibilitando a utilização em sua rede doméstica.

03.Medidor de Energia

Contabiliza a geração e o consumo para que a cobrança seja feita.

04.Rede Elétrica

Armazena os créditos da geração e compensa o sistema quando não há geração solar.

Reduza sua conta de luz com Energia Fotovoltaica

quanto custa painel solar

Economia com Energia Fotovoltaica

Em uma próxima etapa, a corrente sai do Inversor e passa para o Medidor de Energia, assim contabilizando a geração de energia solar e seu consumo. 

Se nem toda energia for consumida, o excedente é lançado na rede elétrica, desta maneira, armazenando  créditos energéticos, fazendo com que compense o sistema quando não há geração solar.

energia-fotovoltaico-opus-solar-curitiba

A Opus Solar é uma empresa que busca de maneira sustentável, juntamente com seus fornecedores, entregar os melhores produtos do segmento solar. Portanto,  constantemente procuramos novas tecnologias de energia limpa.