Bem-Vindo à Opus Solar

(41) 9 9269-3396

A busca pela queda do valor na conta de luz motivou o uso de energia solar compartilhada por muitas pessoas. Isso porque, além do fato de ter ficado mais acessível aos usuários, ela traz consigo inúmeros benefícios e uma forma mais sustentável de levar energia às casas ou às empresas.

 Graças aos incentivos dados por instituições bancárias com o financiamento de energia fotovoltaica, produzí-la em casa para autoconsumo se tornou o desejo de muitos, afinal, se produzir sua própria energia já diminuía os custos no final do mês, quando a energia é compartilhada, ela fica ainda mais barata.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é a geração de energia compartilhada e quais as suas principais vantagens, continue lendo o post de hoje.

O que é a geração de energia solar compartilhada?

Regulamentada em 2015 pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica -, a geração compartilhada por um conjunto de pessoas ou empresas é uma fonte distribuída que permite que dois ou mais consumidores possam se unir para compartilhar a energia gerada por um único gerador fotovoltaico. 

Existem três modalidades de geração compartilhada, que são:

Autoconsumo Remoto

A geração é compartilhada entre duas ou mais unidades consumidoras, desde que estejam registradas sob o mesmo CPF ou CNPJ. Ou seja, você pode instalar um gerador de energia solar em sua casa e ter como ponto de consumo outro imóvel que também seja seu – como a sua empresa, por exemplo.

Condomínio Solar

Nessa modalidade, pode-se instalar um único sistema gerador de energia solar em um prédio comercial ou residencial. Sua compensação é feita de maneira independente, ou seja, dividida igualmente entre as unidades consumidoras.

Geração Compartilhada

Neste caso, é feita a associação de pessoas físicas ou jurídicas em consórcios ou cooperativas, tendo como finalidade o investimento em um mesmo sistema de geração de energia solar. Um exemplo disso seria dividir a energia com um vizinho.

Sendo assim, o único fator que limita a produção da energia fotovoltaica de maneira compartilhada é o espaço. Já que os pontos consumidores precisam estar próximos uns dos outros pois o espaço físico de distribuição é limitado. 

Vantagens da geração de energia solar compartilhada

Agora que já sabemos como funciona a geração de energia solar compartilhada, está na hora de conhecermos quais são os principais benefícios ao aderir ao sistema. 

A energia solar é uma energia inesgotável, que usa tecnologia de ponta em suas instalações. Sendo assim, além da segurança que ela oferece ao usuário, ela também reduz consideravelmente os impactos ambientais. Já que sua estrutura é montada sobre a casa ou empresa – geralmente no telhado. 

Além disso, essa modalidade de geração de energia não só é sustentável, mas também extremamente econômica. Apesar de ser um investimento a longo prazo, é possível observar a queda de gastos já nos primeiros meses. Com os diversos consórcios de financiamento que existem atualmente, fica ainda mais fácil adaptar-se ao modelo.

Ficou interessado(a) em aderir um sistema de energia solar compartilhada? Entre em contato com a Opus Solar e faça agora mesmo o seu orçamento.

Somos referência no ramo de energia fotovoltaica e estamos dispostos a oferecer a melhor solução para a sua casa ou empresa. Clique aqui para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *