Para a fabricação de Painéis Solares são necessários diversos processos individuais. Isto garante que as células fotovoltaicas sejam adicionadas corretamente e tudo saia com a qualidade necessária para que posteriormente, a vida útil do produto seja maior.
Neste post, vamos resumir a função de cada um destes componentes e suas características sintetizadas no processo de fabricação.
Confira abaixo a ordem e as especificações de seus componentes:
- Caixa de junção
- Backsheet
- Filme Encapsulante – EVA
- Células Fotovoltaicas
- Segunda camada de filme encapsulante – EVA
- Vidro Fotovoltaico
- Moldura de alumínio
Caixa de junção
A caixa de junção representa aproximadamente 6% do custo de fabricação do painel solar.
A caixa de junção é responsável por levar as conexões elétricas das células fotovoltaicas para o exterior, portanto, fica na parte de trás do módulo e já vem preparada com cabos e conector para fazer a interligação entre painéis.
Ela possui diodos de by-pass que vão garantir a segurança e o bom funcionamento do painel solar, garantindo durabilidade por muito tempo.
Backsheet
A Backheet representa aproximadamente 8% do custo de fabricação do painel solar.
A tradução de “backsheet” significa “parte de trás”. Sua função é proteger as células solares e os componentes internos do painel solar, enquanto age como isolante térmico. O produto é composto de material plástico, geralmente na cor branca.
Embora, para os modelos de módulos solares chamados vidro-vidro, esta camada é substituída por uma camada de vidro especial.
Filme Encapsulante – EVA
O Filme Encapsulante – EVA (acetato-vinilo de etileno, que deriva do inglês: Ethylene Vinyl Acetat) representa aproximadamente 8% do custo de fabricação do painel solar.
Fabricado especificamente para o processo de produção das placas solares, é um material selante de cura rápida que protege as células fotovoltaicas contra o envelhecimento causado por raios UV, temperaturas extremas e umidade, assegurando que o máximo de luz visível atinja o painel.
Células Fotovoltaicas
As Células Fotovoltaicas representam aproximadamente 60% do custo de um painel solar.
Composta de materiais semicondutores como o Silício, as Células Fotovoltaicas são responsáveis pela geração de energia, assim, a captação é feita através de uma reação físico-química que transforma a luz do sol em energia elétrica. São formadas por materiais extremamente delicados que possuem menos de 2mm de espessura.
Vidro Fotovoltaico
O vidro especial representa aproximadamente 10% do custo de fabricação do painel solar.
O vidro utilizado na fabricação de painéis solares não é o vidro comum. Ele é um vidro especial ultra puro e com baixo teor de ferro, desenvolvido especialmente para refletir menos e transpassar o máximo de luz.
Além disso, é responsável pela resistência mecânica da placa. É ele que protege o módulo contra chuva de granizo e sujeiras, por exemplo. O vidro é temperado e sua espessura varia de 2 mm a 4 mm.
Moldura de alumínio
A Moldura de alumínio representa aproximadamente 8% do custo de fabricação do painel solar.
A moldura de alumínio anodizado é especialmente desenvolvida para garantir robustez e integridade ao painel solar nas mais adversas situações. Assim, é responsável por garantir uma montagem prática e segura, evitando que o módulo “torsa” e suas células sejam danificadas.
Sobre nós
A Opus Solar é uma empresa de energia solar que certamente preza as práticas sustentáveis. Juntamente com os fornecedores, buscamos entregar as melhores soluções aos nossos clientes. Assim, viemos para atender a demanda cada vez maior e mais urgente por redução de custos da fatura de luz através de energia limpa.
Desse modo, o nosso propósito é auxiliar a redução do consumo de energia convencional, em outras palavras, tornar o processo de geração de energia cada vez mais econômico e com menos impacto para o meio ambiente. Para isso, estamos sempre em busca de novas tecnologias e de melhores maneiras para acessar a energia limpa.
Acesse o e-commerce e conheça nossos produtos.
- Fonte: Portal Solar