posso vender a energia solar gerada pelo meu sistema

Posso vender a Energia Solar gerada pelo meu sistema fotovoltaico?

A demanda pela energia solar cresce a cada vez mais. E com o grande fluxo de pessoas que vêm aderindo esse sistema de autoconsumo, várias dúvidas podem surgir. Como, por exemplo: Posso vender a energia solar excedente produzida pelo meu gerador fotovoltaico?

Muitas pessoas ao iniciarem a sua própria geração de energia, se deparam com a economia e outros vários benefícios, e querem transformar essa solução em uma renda extra. Mas isso é possível?

No post de hoje, separamos tudo o que você precisa saber sobre essa possibilidade!

Posso vender a Energia Solar gerada pelo meu sistema fotovoltaico?

As legislações envoltas na regulamentação da Energia Solar no Brasil são regidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Segundo a Resolução Normativa nº 687 descrita pela mesma, o sistema fotovoltaico instalado em residências ou empresas é feito exclusivamente para compensar o consumo energético de sua própria fatura.

Isso significa que não é possível vender a energia gerada para outras pessoas, mesmo que o seu sistema gere mais do que o utilizado em um mês. Essas “sobras” – aqui chamadas de energia excedente – são convertidas em créditos, os quais ficam disponíveis pelo prazo de 60 meses.

No entanto, é possível utilizar esses créditos em outro imóvel, desde que ele esteja cadastrado no mesmo CPF na concessionária de energia. Essa distribuição é chamada de geração de energia compartilhada

Caso você queira comercializar esse tipo de energia, será preciso criar uma usina solar fotovoltaica. Atuando no mercado livre de energia conforme os parâmetros e normas exigidas, também é preciso ser associado à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, a CCEE.

O que é uma Usina Solar Fotovoltaica?

Basicamente, trata-se de um conjunto de instalações projetadas para gerar energia à rede por meio de um sistema fotovoltaico em grande proporção. As Usinas Solares são, em sua maioria, instaladas sobre o solo, mas também podem ser construídas com os chamados “trackers”, que possibilitam que o sistema acompanhe o movimento do sol. 

Por mais que o investimento inicial desse tipo de espaço seja bem alto, é preciso pensar que, a longo prazo, a necessidade de manutenção é extremamente baixa. Possui uma vida útil bem longa, superando os 30 anos.

Sendo assim, concluímos que não é possível comercializar a energia elétrica solar gerada pelo seu sistema fotovoltaico residencial para outras pessoas. Mas para assim o fazer, é preciso ser proprietário de uma usina solar, atuando no livre mercado.

Gostou do artigo?
Mantenha-se atualizado com conteúdo exclusivo!

Agora que você entende como a energia solar é segura e eficiente, ela não parece uma ótima alternativa? Para saber mais e instalar placas solares, converse conosco!

Aqui na Opus Solar, vendemos e instalamos sistemas de energia solar da mais alta qualidade do mercado, garantindo sempre sua segurança e eficiência.

Artigos Relacionados

Painéis solares são contagiosos!

O número de painéis solares a uma distância mais curta de uma casa é o fator mais importante para determinar a probabilidade de outras casas aderirem ao benefício e terem um painel solar também!

Leia mais »

Calcule o quanto você está deixando de ganhar com um sistema próprio de energia solar.

Produzindo energia limpa, você começa a economizar imediatamente depois da instalação e pode recuperar o investimento em 5 anos, depois é só lucro. Contribuía com o meio ambiente e com o seu bolso ao mesmo tempo.

painel solar preço

Conheça nossos Últimos Lançamentos!

A Opus Solar fornece desde painéis solares até kits completos de energia fotovoltaica.

energia solar vantagens e desvantagens

Cadastre-se em nossa Newsletter

Faça seu projeto conosco.

Saiba agora mesmo quanto irá economizar!